O que é marketing digital e como aplicar na sua empresa

marketing digital juiz de fora

Marketing digital é promover um produto ou serviço por meio das plataformas digitais como redes sociais, sites e anúncios na internet, por exemplo.

O mundo hoje está inserido na esfera digital, ou seja, a maioria dos serviços e empresas têm presença na Web. Seja para promover o negócio, seja para vender online, quem não está na rede está perdendo uma grande oportunidade. Isso porque são inúmeras as vantagens de investir em marketing digital. E o melhor: anunciar e promover serviços e produtos online pode ser mais eficiente e barato do que fazer ações offline.

Mas, para que o sucesso do seu negócio seja atingido, são precisas estratégias de marketing digital bem planejadas, ágeis, analisadas continuamente e com boa frequência de atualizações. Afinal, estamos falando da internet, ambiente de mudanças constantes. Por isso, a orientação especializada ainda é a melhor forma de alcançar bons resultados e ter retorno do investimento.

Mas quais são as vantagens do marketing digital?

Visto a atual forma em que as relações de consumo são estabelecidas, como o marketing digital pode ser inserido em seu negócio e como ele pode se tornar a principal ferramenta de geração de novos clientes e fidelização dos atuais? Veja alguns pontos que serão esclarecedores sobre este assunto.

Interatividade

Essa é a principal fonte em que o marketing digital se destaca do marketing off-line. A interação com o público pode se dar a todo momento. Por isso, é possível gerar o feedback rápido de como o seu público está se relacionando com o marketing e com o seu produto.

Melhor análise dos resultados

Tendo a interatividade e a resposta do público, a análise dos resultados de sua campanha também pode acontecer rapidamente. Sendo assim, sua campanha pode ser melhorada e buscar sempre novas otimizações. O estudo de como o seu público alvo reage às ações promovidas deve ser constante. Assim, evita-se gastos desnecessários e outros fatores indesejados.

Dimensionando seu público

Percebendo a interação e analisando os resultados, a empresa tem um perfil traçado do público-alvo, define a sua Persona (este termo a gente vai abordar mais a frente). Assim, os gastos diminuem e as campanhas se tornam mais efetivas.

Otimização do investimento

No marketing digital é possível conversar com o público que tem interesse em seu produto ou serviço, conforme já falamos sobre a interação. Dessa forma é possível atrair pessoas que realmente têm interesse no seu produto ou serviço, reduzindo investimentos e gastos desnecessários.

As estratégias de um bom Marketing Digital

Pela multiplicidade do ambiente digital, as estratégias também são inúmeras. Por isso, vamos apresentar as mais utilizadas e com melhores resultados. Todas elas estão disponíveis para a contratação na Realiza Produções.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é sinônimo de marketing de atração e relacionamento. O Marketing, em geral, parte da apresentação de um produto e tenta convencer o público de que aquele produto é necessário. Sendo assim, ao criar uma estratégia de Inbound, seu objetivo é ser encontrado pelas pessoas certas.

Hoje, a internet está repleta de ferramentas para fazer pesquisas, descobrir interesses do público e publicar materiais que os satisfaçam. Por isso, a principal maneira de fazer as pessoas chegarem até você é criando conteúdo, ou seja, oferecendo informações relevantes, que solucionam problemas reais, quebram as objeções de compra e são de amplo acesso.

No Inbound Marketing, esse conteúdo estará associado à jornada que o consumidor percorre até se convencer e realizar uma conversão efetiva, por exemplo, uma compra. Isso é conhecido como funil de venda. Em cada etapa do funil será trabalhado informações específicas para entender e propor experiências ao usuário. Desse modo, essas ações irão ajudar a identificar quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço (lead qualificado), tornando o processo de conversão mais assertivo.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo está presente em diversas ações. Os consumidores estão diariamente procurando soluções na internet, e, na maioria das vezes, essa procura começa em motores de busca. O Marketing de Conteúdo tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra para oferecer as melhores soluções. Lógico, sempre com materiais relevantes e de qualidade. Ou seja, o conteúdo precisa ser valioso e atrativo para o público-alvo estabelecido. Só assim conseguirá criar conversões e encantar a audiência.

Redes Sociais e o marketing digital

As estratégias, como já dizemos, são inúmeras, e nas redes sociais não é diferente. Quando bem planejadas, elas podem otimizar o conteúdo, interagir com seu público, aumentar sua autoridade e gerar conversões. Mas para isso, é preciso definir alguns passos:

Estabeleça objetivos e metas.

Redes sociais também têm um funil e você deve considerar as métricas relevantes em cada etapa. Cada rede social oferece uma forma de mensurar o engajamento e a relevância do conteúdo postado. Por isso, o próximo tópico é de suma importância.

Encontre as redes corretas.

Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter etc. são canais diferentes e têm suas particularidades. Portanto, a intenção dos usuários em cada um deles também. Faça pesquisas sobre o perfil do público, as palavras-chave e tendências antes de criar um perfil comercial. Veja o potencial de algumas das redes:

  • Facebook: a maior rede social do mundo, utilizada por mais de 2 milhões de pessoas. É uma das melhores redes para vendas, geração de campanhas e para MarketPlace. Além disso, a própria rede oferece ferramentas para mensurar os resultados obtidos com cada estratégia.
  • Instagram: com um apelo mais visual, o Instagram é, junto com o YouTube, uma das redes sociais que mais crescem. Oferece inovações constantes e diversas possibilidades para engajar o público, seja por meio de comentários, compartilhamentos ou curtidas. Por isso, essa é uma das melhores redes atualmente para diferentes tipos de públicos.
  • Linkedin: com o foco para carreira, profissões e empreendedorismo, o Linkedin tem portas abertas para grandes oportunidades de negócio, B2B (Business to Business), mercados, empresas e serviços. Por isso, pede publicações com uma linguagem mais adequada e, geralmente, menos descontraídas que as outras redes sociais.

Defina um plano e um calendário editorial para o mkt digital

Isso é necessário para organizar as verbas e analisar o andamento da estratégia. A definição do plano de ação está acompanhada de várias análises: público-alvo, área de abrangência, objetivo da estratégia, verba disponível, características das redes e dos negócios, dentre outras. Precisar com detalhe esse plano está diretamente relacionado ao sucesso, eficiência e retorno da estratégia aplicada.

solicite orçamento marketing

Mas fique atento! Todas essas ações devem ser bem planejadas. Caso contrário o efeito será o adverso do esperado. Por isso, se você quiser mais orientações, solicite um orçamento com a nossa equipe. O marketing digital está no portfólio da Realiza Produções. Será um prazer pensar uma forma de crescimento para o seu negócio.

Leia também

5 motivos para adotar o marketing digital na sua empresa.

Gestão de equipes: desafios e resultados.

Estratégias de Marketing para Black Friday.

Tags:

Deixe uma resposta