Ações de Marketing Promocional que geram Resultados

Ações de Marketing Promocional são ferramentas fundamentais para empresas de qualquer setor. Seja para divulgar, atrair novos clientes, aumentar vendas, lançar produtos, criar relacionamento com o público, a estratégia tem forte vínculo com a comunicação da marca, valores e imagem institucional.

Segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), esse conceito reúne ações de comunicação para estimular a compra, fidelização e utilização dos serviços ou produtos. Envolve, por exemplo:

  • Distribuição de brindes.
  • Abordagens e/ou blitz.
  • Incentivos e clubes de fidelidade.
  • Apresentação de serviços e/ou produtos.
  • Promotoria de venda.
  • Geração de ofertas e experiência para o público.

Como fazer marketing promocional

Nada funciona se não for bem planejado. E no caso de ações de Marketing Promocional não é diferente. Por isso, alguns passos preliminares não podem ser esquecidos:

  • Trace uma estratégia elaborada, com planos, metas e ações.
  • Identifique o público-alvo com precisão. Por exemplo, faixa etária, gostos, região, áreas de interesse, poder econômico.
  • Selecione com cuidado os lugares onde realizará as ações. Ou seja, veja se o público-alvo que você quer atingir frequenta esses ambientes.
  • Faça ações relevantes e significativas. Tenha uma oferta sólida, não tente enganar ou iludir o público, pois o efeito pode ser reverso.
  • Tenha em mente que a comunicação deve ser uma estratégia integrada. Assim, veja se sua ação tem comunicação com as demais estratégias da sua empresa.
  • Busque interação com os clientes. Ações de experimentação, live marketing e degustação, por exemplo, podem funcionar para esse objetivo.
  • Invista em layout personalizado, pois a ação precisa ter vínculo com a identidade da sua marca.
  • Conte com a ajuda de uma empresa especializada, pois a capacitação e a experiência fazem a diferença para conquistar bons resultados.

Ações de Marketing Promocional: qual escolher?

Conhecer as principais ações de marketing promocional também faz parte do ponta pé inicial para o planejamento. Então, veja abaixo os principais tipos e o que é cada um deles.

Ações de Sampling

Você já viu aquelas ações que trabalham a sensorialidade, degustação, teste drive, permitem a utilização de um serviço por período de experimentação ou dão um produto para o cliente conhecer? Então você conhece o que é sampling ou experimentação.

Resumidamente, sampling significa distribuir amostra grátis. Mas a ação pode e deve ser ampliada dentro desse mesmo objetivo.

Blitz Promocional

Blitz promocionais são ações realizadas geralmente em bares, restaurantes, faculdades ou ruas específicas, com distribuição de brindes, brincadeiras e tudo mais que a criatividade permitir. O objetivo é chamar a atenção do público. Portanto, o planejamento precisa de uma produção bem acertada.

Live Marketing e Marketing de Experimentação

Live marketing ou marketing “ao vivo” são ações com experiências marcantes. Por isso, envolvem a interação com o público, são úteis para encantar, conquistar e fidelizar clientes.

Panfletagem

Simples, mas disseminada! As ações de panfletagem ainda impactam diversos públicos e, para alguns tipos de negócios, são fundamentais. Mas para isso é preciso aliar estrategicamente os melhores locais, horários e formas de distribuição. Pois se realizada de maneira mal posicionada, os resultados serão significativamente menores.

Outras Ações de Marketing Promocional

Além dessas, há diversas outras ações promocionais relevantes para a divulgação e crescimento de marcas, negócios ou produtos. Conte com a ajuda de uma empresa especializada, pois seus resultados tendem a ser muito melhores.

Quer conversar mais sobre o assunto e descobrir a estratégia ideal para você? Então, fale com a Realiza.

consultoria de marketing
Tags:

Deixe uma resposta