Tendências 2020 para o Marketing: onde sua empresa deve investir

Façam suas apostas! Mas aposte com consciência. É desafiador e ousado indicar tendências, já que o cenário contemporâneo muda com muita frequência. Porém, sem um norte fica difícil acompanhar as possibilidades e buscar crescimento para os negócios. Por isso, se liga nas tendências 2020 para o Marketing que você precisa conhecer.

Inteligência Artificial

Faz tempo que a inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano e em 2020 não será diferente. Hoje, ela já é aplicada em atendimentos virtuais, chatbots, interações com os usuários e diversas outras ações. Mas em 2020, a forte tendência será a pesquisa por voz (busca por voz).

Desde 2018, o número de pesquisas na net utilizando esse recurso já havia ultrapassado 1 bilhão por mês. Ou seja, a popularidade não é a novidade. O que muda é que a tecnologia está cada vez mais qualificada, tornando a experiência do usuário mais fácil e objetiva.

Estima-se que, até meados de 2020, mais da metade das buscas online sejam realizadas por comandos de voz, segundo dados do WorldStream.

O que o seu negócio precisa fazer? Adaptar os conteúdos para serem encontrados de forma orgânica a partir dessa nova possibilidade de interação. Ofereça informações precisas e sucintas sobre o serviço/negócio, respostas rápidas para perguntas simples (“o que é”, “como funciona”, “onde encontrar” etc.), a localização/endereço e breves descrições. Tudo para facilitar que a sua empresa seja encontrada nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

2020 é o ano da humanização

A conexão humana, interação entre pessoas e o relacionamento social estão na base de toda comunicação. E essa perspectiva tem se tornado cada vez mais necessária. Seja nas estratégias online ou off-line, humanização é uma das palavras da vez.

Posts, e-mails, vídeos, ações promocionais, marketing de experiência, são todas criações que precisam de estar afim com essa proposta. Por isso, precisam focar no Customer-Centric Marketing, colocar o cliente no centro das ações, mais do que os canais de comunicação ou as métricas.

Isso faz sentido para você? Se o cliente se comunica mais com ações mais humanizadas, consequentemente a chance de você ter melhores resultados aumenta. Portanto, pergunte-se: como seu negócio se comunica hoje?

Podcast também está entre tendências 2020 para o Marketing

Em 2019 ele já mostrou que veio para ficar. E para 2020, a expectativa é de crescimento. Dados do Spotify sinalizam que mais de 20% do conteúdo da plataforma não seja musical, sendo o podcast a principal tendência para ocupar esse espaço.

Dois pontos resumem a importância desse conteúdo: eles têm bons alcances orgânicos; essa é uma estratégia cujo resultado é a longo prazo. Então, não transforme seu podcast em publicidade. Planeje para ter conteúdo relevante, num canal de comunicação com o público, buscando autoridade e interação a longo prazo.

Aumento da personalização da experiência

Pesquisa da Accenture Interactive indica que 91% dos consumidores tendem a comprar com marcas que trazem ofertas e recomendações relevantes aos seus interesses. Ou seja, a experiência do público com aquilo que é comunicado pelas empresas e marcas tem um papel significativo para as conversões.

Por isso, seja no marketing promocional ou no marketing digital, essa é mais uma das tendências 2020. Invista em estratégias que valorizem a experiência, a experimentação. Se você não sabe como fazer isso, nós da Realiza podemos te ajudar!

Branding nunca deixou de ser tendência

Marca é igual personalidade, tem que ser constantemente construída e aprimorada. Por isso, o branding nunca deixa de ser tendência. Utilize as outras estratégias do momento para continuar trabalhando a sua marca.

Conte boas histórias, crie experiências, valorize ações sociais e ambientais, posicione sua imagem no mercado. Seja nas plataformas digitais, seja nas ações off-line. O consumo consciente e a busca por empresas com boas posturas têm aumentado, então essa é uma perspectiva importante para você valorizar em 2020.

Expansão da busca visual

Como vimos, a pesquisa por voz chega com tudo em 2020. Mas essa não é a única novidade no quesito experiência de navegabilidade do usuário. A busca visual também tende a aumentar.

Trata-se, por exemplo, da possibilidade do usuário de iniciar uma pesquisa através do envio de uma imagem. Essa é uma estratégia muito interessante, por exemplo, para e-commerce.

Ferramentas como o Pinterest Lens oferecem ao público a possibilidade de, ao se interessar por uma imagem, buscar artigos semelhantes nos catálogos de lojas virtuais.

Segundo pesquisas, cerca de 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em formas imagéticas. Ou seja, somos habituados às imagens e transformar essa possibilidade na potencial comunicação com o público é uma das formas de buscar mais interações e resultados.

consultoria de marketing

Agora que as principais tendências 2020 foram apresentadas é hora de você se perguntar quais o seu negócio precisa aplicar para colher bons frutos no ano de 2020. Então, converse com a Realiza. Analisando seu negócio, podemos entender a melhor forma de te ajudar.

Leia também

Ações de Marketing Promocional que geram Resultados.

O que é Marketing Digital e como aplicar na sua empresa.

P&G realiza ação promocional em mais de 15 cidades de MG.

Tags:

Deixe uma resposta