Marketing para a área da saúde: um segmento que está em expansão

Provavelmente você já reparou que as redes sociais estão recheadas de perfis profissionais de médicos, nutricionistas, dentistas, terapeutas e muitos outros. Esse é um segmento que está em expansão no Brasil. Entre 2010 e 2018, por exemplo, a população brasileira cresceu em torno de 10%, segundo o Banco Mundial, e o efetivo médico em torno de 19%, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM). A partir de 2020, espera-se que mais de 30 mil novos médicos cheguem ao mercado de trabalho todos os anos.

Por isso, é necessário que esses profissionais tenham estratégias diferenciadas para que se destacarem. Nesse sentido, o ambiente digital é uma ótima ferramenta para interação, atração e relacionamento com o público.

Há na Web uma grande procura por informações sobre saúde. Por exemplo, no intervalo de um mês a média de busca pelo termo “saúde” foi de 110 mil pesquisas, volume considerado alto. Portanto, posicionar-se como fonte de autoridade e gerar conteúdos relevantes é uma boa forma de, a partir dessa lacuna, conquistar os pacientes.

Mas, estar na internet e ter um site simplesmente não basta. Para ter sucesso, é necessário ter um posicionamento online consistente, com estratégias bem planejadas, focadas em resultados. São diversas as possibilidades de atuação e abaixo serão apresentadas algumas delas. Entenda as vantagens do marketing digital para a saúde.

Redes sociais para profissionais da saúde

As Redes Sociais são mania internacional. Seja pessoas, seja empresas, instituições ou profissionais, quase todo mundo tem um perfil. Então, não faz sentido os profissionais de saúde também não terem o seu espaço nessas redes.

Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin são as principais. E cada uma delas tem as suas especificidades. Por exemplo, o Instagram e Facebook funcionam para quase todos os tipos de segmentos. Porém, o Linkedin tem melhores resultados para os negócios B2B (Business to Business).

Como o próprio nome já diz, essas são redes para criar uma relação social. Por isso, no momento de utilizá-las de maneira profissional, é preciso ter em consideração que elas não são por essência locais de publicidade. Muita gente transporta estratégias off-line para as redes e isso não é o ideal. A linguagem e a maneira de se posicionar precisa de uma outra postura. Caso contrário, você ou não terá efeito, ou terá um efeito diverso daquele inicialmente almejado.

Contar com a ajuda de Analistas de Marketing e Social Media é um bom caminho para ter bons resultados.

O Inbound Marketing na área da saúde

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair, voluntariamente, os consumidores para os canais das empresas. Baseada na atração e no relacionamento com o público-alvo, esta é uma estratégia totalmente orientada para resultados, que busca analisar e otimizar constantemente todas as ações utilizadas.

Para a área da saúde, essa metodologia trará clientes realmente interessados em seu diferencial. Com Inbound Marketing, todas as ações podem – e devem – ser mensuradas. Por exemplo, é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram uma página, converteram em uma oferta de conteúdo ou Landing Page, descobrir interesses do público ou eliminar algumas objeções de compra. Para isso, é preciso um trabalho de análise constante.

Seja encontrado por quem precisa do seu serviço

Hoje é cada vez mais dinâmico e efetivo conversar com o público certo. Ou seja, direcionar seus anúncios para quem busca pelo seu serviço. Por isso, as campanhas no Google Ads, por exemplo, são fundamentais para esses profissionais. Pois elas contribuirão para que você seja encontrado no mecanismo de busca, quando a pessoa procurar pelo serviço que você ou sua clínica oferece.

Marketing promocional para profissionais da saúde

Nem tudo precisa ou deve ser somente online. Por isso, estratégias de marketing promocional também ajudarão os profissionais (médicos, nutricionistas, odontologistas, fisioterapeutas, dentre outros) a se destacares. E são muitas as ações nesse sentido.

Por exemplo, a realização de eventos. Coquetéis, inaugurações, exibição de inovações e novos tratamentos. Tudo isso pode ajudar no relacionamento com o público e na oferta de novos serviços.

Para clínicas de saúde, a estratégia é ainda mais necessária. Por exemplo, distribuição de materiais institucionais ou abordagens de clientes. Também é interessante ações de marketing de experiência ou sampling, dando aos clientes a oportunidade de experimentarem os serviços.

Mas por que essas estratégias funcionam para a área da saúde?

  • Se tornar uma autoridade na sua especialidade. Combinadas, essas estratégias atraem o cliente antes da venda de algum produto ou serviço. A principal estratégia de aproximação é a criação de conteúdo relacionado à sua área de atuação. Por isso, criar conteúdos relevantes, utilizando as ferramentas de otimização do Google (SEO), redes sociais e outras plataformas irão chamar a atenção para o seu diferencial, elevando a credibilidade do seu serviço.
  • Monitorar e calcular o retorno sobre os investimentos. Um dos benefícios do marketing digital é a possibilidade de tratar cada público (ou mesmo cada cliente) de forma única e especializada. Ou seja, dependendo da estratégia é possível monitorar e analisar resultados, otimizando, constantemente, sua estratégia. Com isso, busca-se que o seu negócio em saúde tenha o melhor retorno possível sobre o investimento realizado.
  • Fidelizar os novos pacientes. Quando a estratégia é bem planejada, uma das etapas finais é fidelizar os clientes. Após se destacar como uma autoridade no assunto e engajar o seu público, a fidelização ocorre e a sua representatividade aumenta.

Alguns exemplos

Na Realiza temos diferentes ações de marketing para a área da saúde. E nada melhor do que ver os exemplos para entender um pouco mais. Então, segue abaixo dois serviços diferentes:

  • Dr. Samuel Lopes, ortopedista em Juiz de Fora, especialista em Cirurgia do Joelho. Cliente da Realiza há mais de um ano, desenvolve ações e conteúdos para o seu público. Clique o confira o Instagram e Site.
  • Clínica ProSport – Inoção em Saúde. Clínica Multidisciplinar, especializada em Medicina Esportiva, Reabilitação e Prevenção. Procurou a Realiza buscando mais engajamento, resultados e humanização da sua comunicação. Confira o Instagram e Site do cliente.
consultoria de marketing

Mas, para traçar esta jornada é necessário disponibilizar este conteúdo em algumas plataformas, pois de nada vai adiantar produzir o conteúdo e não divulgar. Para isso, há diversas formas, como o clássico Blog, Email Marketing, Mídias Sociais, além das Landing Pages e outras. Além disso, todas essas podem ser melhor aproveitadas com a criação de anúncios e campanhas. Por isso, para saber como aproveitar essas possibilidades da melhor maneira possível, conte com a ajuda de uma agencia de marketing para te orientar.

Veja também

Retrospectiva 2019: que ano inspirador!

Tendências para o Marketing em 2020.

Tags:

Deixe uma resposta