Carnaval e Marketing combinam?

A festa mais famosa da cultura popular brasileira, o carnaval, pode ser também um momento para estimular o seu negócio. Diversos segmentos do mercado têm nessa data uma oportunidade de atrair novos clientes, aumentar o engajamento, criar relacionamento com o público ou estimular vendas, por exemplo. Mas para isso é preciso entender e apostar na ação de marketing mais conveniente para cada caso. Então, se liga neste post.

Marketing antes do carnaval: bloco do “Entre no Clima”

Você já deve ter percebido que para muitas empresas o carnaval começa bem antes, correto? Por exemplo, comumente vemos no mês que antecede a data anúncios de hotéis, pacote de viagens, produtos para a folia, fantasias e outras ofertas. Tudo para chamar a atenção do consumidor.

Pois essas marcas estão utilizando a data como gancho. Ou seja, fazendo com que esses anúncios ajudem a estimular os sentimentos, desejos e incentivar as compras. Por isso, se o seu negócio tem esse vínculo com a festa, busque formas para explorar a oportunidade.

Nesses casos, utilizar a internet para divulgações pode ser uma boa saída. Campanhas nas Redes Sociais, criação de anúncios no Google Ads, personalização de layouts para o site e e-commerce, são algumas das possibilidades. Com isso, busque formas de aplicar essas ações direcionadas para o carnaval.

E há estratégias também para as lojas físicas, realizadas no próprio PDV (ponto de venda). Por exemplo, ações promocionais para incentivar a venda de produtos ou divulgação de ofertas. Além de outras, como ações de sampling e marketing de experiência.

Marketing durante o carnaval

Aproveite o carnaval para engajar. Dados divulgados pelo Facebook indicam que, em 2017, a data gerou cerca de 400 milhões de interações no Instagram. Ou seja, é possível utilizar as Redes Sociais para criar uma ligação emocional com o seu público.

Mas não é só o marketing digital que se beneficia da data. Alguns comércios, como os supermercados, por exemplo, podem lucrar nesse momento. Indústrias alimentícias e de bebidas, farmácias, setor turístico, dentre outros, também estão nesse nicho de mercado. Quer ver um exemplo de como utilizar o marketing para incrementar essas vendas? Então, confira o caso abaixo.

Ação promocional para o carnaval

Durante o carnaval, em 2019, a Realiza fez uma ação de marketing promocional para o Grupo Petrópolis. Selecionou e treinou as promotoras para atuarem dentro de vários supermercados. Com isso, acompanhado da identidade da marca e de uma abordagem adequada, as vendas no período foram surpreendentes e cresceram mais do que o esperado. Confira um pouco dessa ação nesse vídeo.

Mas as ações promocionais podem começar também bem antes do carnaval. Se você tem um produto ou serviço que combina com a data, então saiba que há estratégias que impactarão nos seus resultados e lucros. Você só precisa de contar com a criatividade e experiência para fazer do carnaval um negócio de sucesso.

Inbound Marketing e Carnaval

Temas estratégicos: esse é um dos caminhos para fazer marketing no carnaval. Muita gente acha que a data é ruim para os negócios, mas pode ser apenas uma questão de não saber ao certo como aproveitá-la. E detalhe: nem tudo se trata de venda imediata. Criar um relacionamento com o público que você já tem, por exemplo, pode ser um motivo de fidelização, branding e projeção de futuras compras.

Nesse sentido, o Inbound Marketing também tem seu lugar quando o assunto é carnaval. E o primeiro passo é entender o seu público. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Se o seu público é animado e sua comunicação é informal, mostre que você se lembra deles e ofereça aos Leads algo criativo, como uma lista dos 10 melhores lugares para comemorar a folia.
  • Porém, se o seu público é formal (B2B, empresas), sugira informações relevantes para que eles possam garantir vendas durante ou antes dos festejos.
  • Se o seu público é do tipo que fica em casa durante o carnaval, aproveite para capturar Leads e atrair novos consumidores/clientes.

Pensando, você verá que a data tem muito potencial.

O que eu preciso saber para aproveitar a data?

Antes de começar uma ação é preciso casar ela com a sua estratégia e objetivos. Nesse sentido, algumas dicas são fundamentais:

  • Entenda o seu público, saiba qual a melhor forma e linguagem para se comunicar com ele.
  • Planeje com antecedência. Quanto mais você deixar para última hora, menor a chance de resultados.
  • Crie conteúdo pensando na sua segmentação.
  • Utilize de ferramentas modernas para entender o que, quando e onde comunicar.
  • Seja criativo. Desperte o interesse do público e seja lembrado.
  • Conte com uma equipe capacitada para realizar as ações.
  • Por isso, uma agência especializada pode ser o melhor caminho para você ter sucesso.

Conheça a Realiza e veja como nós podemos te ajudar.

Marketing sazonal

Além do carnaval, outras datas importantes podem ajudar a incrementar o seu negócio. Por exemplo, o Dia das Mães, Natal, Páscoa, Dia dos Pais, dentre outras. A sazonalidade é uma estratégia que pode e deve ser explorada por diferentes setores. Trabalhar o lado emotivo, a experiência e os desejos que cada data exalta é um bom caminho para se comunicar com o seu público.

Quer gerar resultados com o Carnaval? Então, solicite abaixo sua consultoria. Aqui, a gente realiza!

solicite orçamento marketing

Veja também

Marketing para área da saúde: um setor em expansão.

Tendências 2020 para o Marketing.

Ações de Maketing Promocional que geram Resultados.

Tags:

Deixe uma resposta