Apesar de ser uma ferramenta já com alguns bons anos de existência, o blog tem sido usado como uma forte estratégia de marketing digital. Porém, sempre fica a pergunta: depois de tanto tempo, eles ainda funcionam?
Calma aí que a gente vai te responder!
Por que ter um blog dentro do meu site
Ter um blog é trabalhar com uma excelente ferramenta para se comunicar e trocar ideias e informações.
Hoje em dia, os textos de blog são grandes aliados do marketing digital e precisam estar dentro do seu site. Já que são eles que geram autoridade para o negócio na internet e maior interação com os cliente.
Como surgiu o blog?
O blog surgiu nos primórdios da internet, lá nos idos de 1994. O termo surgiu das palavras “web” e “log”, que significam postagem ou registro de arquivos de texto. Sua função inicial era oferecer a pessoas comuns a possibilidade de mostrarem para o mundo suas histórias, sugestões e pontos de vista, como uma espécie de diário virtual.
A era “blogger” veio com tudo e foi nela que surgiu a possibilidade de pessoas desconhecidas até então influenciarem milhares de pessoas com suas resenhas, opiniões e ideias. É por isso que até hoje chamamos alguns influenciadores de “blogueiros” (mesmo que eles não tenham um blog).
No entanto, com o tempo os blogs perderam espaço para as redes sociais, que passaram a cumprir esse papel de mostrar a rotina dos usuários em postagens mais rápidas, curtas e reunidas em um só lugar.
A evolução do marketing
Com o surgimento da internet o marketing como era conhecido mudou. Inicialmente, a publicidade tentou manter as estratégias já conhecidas do marketing off-line, mas não só o ambiente mudou, como também as exigências do consumidor.
Os velhos truques de marketing, com frases no imperativo e jingles chiclete não eram mais suficientes. A proximidade que a internet trouxe também modificou o relacionamento empresa x cliente. Hoje o consumidor não é mais passivo, ele tem voz e um mundo de possibilidades de escolha.
Foi daí que surgiu a necessidade de inovar e de oferecer ao público mais do que só o seu produto. O marketing digital, marketing de influência e o marketing de conteúdo são algumas dessas ferramentas.
Inclusive, no artigo o que faz um profissional de marketing a gente fala um pouco mais sobre isso.
Mas e aí, o blog acabou?
Nada disso! Os blogs seguem firmes e fortes, mas com uma funcionalidade diferente da inicial. Hoje em dia, os blogs são mais voltados para a criação de conteúdo. Esse texto mesmo, por exemplo é um blog post. É um conteúdo mais denso e específico, que não caberia nas restrições de caracteres de uma rede como Twitter e Instagram.
Com o boom do Marketing de conteúdo, o blog passou a assumir esse papel de oferecer conteúdo útil, informativo e periódico para o cliente da marca. São mais de 2 milhões de blog posts por dia no mundo todo, sabia?
Artigos, e-books, manuais e tutoriais podem ser postados no blog da empresa. Além de direcionar o tráfego para o site, também são boas práticas para se gerar leads. Você pode solicitar um cadastro para acesso ao e-book ou para receber outros materiais por e-mail.
É importante lembrar também que redes sociais são instáveis e sazonais e ter todo o seu marketing investido nelas não é uma boa ideia. Já um blog dentro do site da marca é um território único e exclusivo da empresa, lá o Zuckerberg é só mais um visitante.
Como o blog pode ajudar o meu negócio?
Ao escrever sobre o que você entende, automaticamente você demonstra seu conhecimento na área e gera autoridade para a empresa. Isso é muito importante para a credibilidade e relevância da marca no mercado, o que, consequentemente, vai te ajudar a vender mais.
O blog pode também te ajudar a aparecer nos buscadores com o seu conteúdo e atrair um novo público através dele. Dados mostram que um site com blog tem 434% mais páginas a serem indexadas no Google do que um site comum, o que aumenta as suas chances de cliques.
De certa forma, ele também é uma publicidade indireta e educativa, visto que você pode abordar temas relativos ao seu produto, sua importância e as soluções que oferece, sem necessariamente falar dele.
Já quero um blog. O que eu devo fazer?
Primeiro é imprescindível oferecer um material útil e relevante para atrair audiência. Fale do que você sabe e de assuntos que tenham relação, mesmo que indireta, com a sua marca e a sua persona. O conteúdo deve ser bem pesquisado, organizado e convidativo.
Além disso, não adianta colocar só um post no seu blog e nunca mais atualizar. Você tem que ter um planejamento consistente. Utilize palavras-chave, direcione o leitor para outros links e acompanhe as tendências e notícias.
Aproveite para divulgar o blog nas redes sociais e vice-versa, é mais um canal de comunicação para você. Explore o interesse do público nos temas, gerando leads e buscando engajamento nas postagens.
Aqui na Realiza nós criamos conteúdo para blogs e e-books, manuais, guias, tutoriais e tudo o mais que você idealizar. Você pode entrar em contato com a gente e solicitar uma análise grátis.
Quer ver como são os blogs que já fizemos para os nossos clientes? Vamos te dar alguns exemplos:
Também já trabalhamos com textos de blog para:
E aí, te convencemos a criar um blog? Conta pra gente qual a sua experiência e também o que achou desse blog post.